top of page

Identidade visual Café Odê

projeto de identidade visual
projeto: Studio Papaya
imagens: Studio Papaya
ano: 2021

O desafio deste projeto foi criar uma identidade para uma marca de cafés especiais focada na produção de sensações a partir da degustação de produtos minuciosamente estudados e confeccionados; compor elementos gráficos voltados para a apresentação da marca através de seus produtos, de maneira a representar todo o requinte e elaboração do processo de torrefação e preparo; demonstrar a partir dos expressivos elementos gráficos o amor dos sócios pelo café, resgatando todo a história e tradição que existe nesse vínculo.

A ideia parte por trazer para a marca de café os símbolos de tradição, afeto e meticulosidade, os quais são valores que motivaram a criação da marca e o início do ofício. O nome escolhido para representar a marca foi “Café Odê”, nome que faz referência ao conceito grego de “ode”, um poema ou canção lírica que busca exaltar alguém, um objeto ou alguma história. No caso, entende-se que o produto e o desenvolvimento da marca seria, em si, uma ode ao cruzamento da história dos sócios com a história do café.

Para garantir a coerência da parte gráfica aos valores fundamentais da marca, decidiu-se resgatar algum objeto que fosse representativo de toda a história por trás de sua formação. Com isso, entendeu-se que o carro Ford A 1929 seria uma escolha simbólica por sua presença na história dos sócios e sua representatividade no conceito de “ciclo” apresentado e comungado entre eles. Partindo de um olhar mais minucioso aos desenhos técnicos de construção do carro, observa-se um elemento com um apelo gráfico marcante: as suas rodas, as quais poderiam também representar, através de sua forma circular, o conceito “ciclo”. Dessa forma, a forma circular torna-se muito marcante na conceituação da marca, tanto por conta da roda, quanto pelo formato do grão de café, garantindo assim uma unidade conceitual ao seu visual.

O logo, então, parte como uma metonímia de todos esses significados, apresentando as formas circulares derivadas da roda do carro Ford, bem como linhas e quebras de preenchimento que derivam de seus raios de metal. A tipografia gerada a partir desse conceito, forma as palavras “Café Odê”.

bottom of page